Apresentação

O conceito de saúde no mundo atual está na maioria das vezes atrelado à ausência de doença. Na verdade, esse conceito é muito mais amplo. A Organização Mundial de Saúde a define “como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”.

Das principais causas de mortalidade no mundo contemporâneo, as doenças cardiovasculares e o Diabetes tipo 2 estão fortemente relacionadas a hábitos de vida. Sabe-se que a herança genética não pode ser alterada. Entretanto, alimentação inadequada, sedentarismo, estresse físico e mental são fatores que devem ser cuidados desde a infância e que podem modificar a história natural dessas doenças principalmente nas pessoas que tem história familiar positiva.

A nutrição correta é importante desde os períodos iniciais da vida que começa com a fase intrauterina, infância e adolescência. O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. Algumas descobertas recentes apontam para nutrientes específicos aptos a atuar diretamente no organismo.

O bem estar mental depende de vários fatores. O equilíbrio emocional deve ser sempre buscado através de atitudes simples como a convivência com amigos e familiares queridos, a prática de exercícios de relaxamento, meditação, contato com a natureza, momentos de lazer etc. O cuidado com a saúde mental e a procura por um psicólogo – psicanalista deve sempre ser levada em consideração quando existe alguma questão que não está sendo bem elaborada através de medidas pessoais.

A proposta do site é fornecer informações relevantes e atuais nas áreas de Endocrinologia Geral, Endocrinologia pediátrica e do adolescente, além de orientações sobre nutrição e saúde.

Alcançar a vida saudável depende do seu DESEJO e nunca é tarde para começar!!

Aproveite!

Cláudia Braga